16 março 2016

Planejamento - Práticas Presenciais no Ensino Técnico

Planejamento

Práticas Presenciais no Ensino Técnico

Planejamento

Planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. Isso não quer dizer que o produto final venha a ser um documento complicado. Ao contrário, ele deve ser simples, funcional e flexível.
Não adianta elaborar o planejamento tendo em mentes apenas alunos ideias. O docente deverá avaliar o que sua turma já sabe, o que ainda precisa aprender. Só assim poderá planejar com base em necessidades reais de aprendizagem.
Em primeiro lugar é fundamental entender o que significa planejar e especialmente planejar em educação. Segundo o dicionário Houaiss:
Serviço de preparação de um trabalho, com o estabelecimento de métodos convenientes; planificação; determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc.), visando a realização de determinado projeto; planificação (HOUAISS, 2001)
            De acordo com Antonia Ribeiro, el al podemos dizer que planejamento:  
Mesmo sem perceber, planejamos e improvisamos as coisas que fazemos no dia a dia. Ao decidirmos fazer algo que consideramos importantes, nós planejamos, ou seja, escolhemos que caminhos tomar e definimos como, quando e com quais recursos vamos alcançar nosso objetivo. (Antonia Ribeiro, et al, 2014, p. 31).
                Depois de uma breve descrição do que é planejar, vamos apresentar um modelo de plano de aula.



Conclusão

O modelo de quadro de plano de aula construído nesta produção individual, seria para a disciplina de administração de redes Windows, do curso de técnico em informática, com a intencionalidade de desenvolver as competências gerais do aluno no que diz: Instalação e configuração do Windows Server 2012, Instalação e configuração do Active Directory; Criação e gerenciamento Group Policy; Configuração de recursos do Windows (acesso remoto, servidor de impressão, etc); Configurar e implementar (DHCP, DNS, IPV4); Configuração do Hyper-V.
Os procedimentos metodológicos que serão usados serão o de exposição dialogada sobre conceitos e funções do sistema operacional, demonstração das funções do sistema, estudo de caso, pesquisa sobre características do sistema operacional servidor, estudo dos recursos e funções.
Os recursos didáticos que serão utilizados são laboratório com computadores, um por aluno, projetor multimídia, site oficial da desenvolvedora do software Microsoft e Software Windows Server 2012, versão Standard.
O aluno será avaliado através de acompanhamento do desenvolvimento durante as salas de aula sobre o plano de aula apresentado, através de provas individuais. Em caso de ausência do aluno à apresentação ou avaliação, segue os critérios de aplicação de prova substutiva no regimento da escola, ou coordenação do curso. Também será realizado um trabalho com apresentação (Pesquisa sobre montagem de servidor ou aquisição servidor montado) e projeto final que será desenvolvido em grupo onde o docente irá simular uma empresa solicitando os serviços de instalação e configuração do sistema operacional. Todas as avaliações possuem peso 10.
Média: (Prova + Trabalho + Projeto) / 3 = 7,0

Referências

SENAC. DN. Planejamento e avaliação: subsídios para a ação docente. 6.reimpr.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2014. 104 p. (Didática para Educação Profissional).

Antonia Ribeiro, Elizabeth Real, Marcia Capella et al.

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