Neste artigo, procurarei demonstrar a construção de um
modelo de quadro de rubricas com quatro critérios baseados nos consoles de
vídeo games, tais como: o insuficiente será classificado como Atari, o
iniciante como Nitendo 64, o Bom Playstation e o ótimo Xbox, assim permitindo
uma maior aproximação com a realidade dos alunos que na sua maioria gostam de
games.
Considerações finais
O modelo de quadro de rubricas construído neste artigo, seria para a disciplina de protocolo de comunicação, do
curso de técnico em informática, com a intencionalidade de avaliar o aluno
propondo uma tarefa que seria julgar e explicar, através de uma apresentação,
quais as empresas que já adotam o protocolo IPV6 no Brasil e quais suas
vantagens sobre o IPV4.
A duração da atividade seria de aproximadamente 8
horas, sendo que 4 horas para pesquisa e o restante para que os grupos de até 3
alunos apresentassem seus trabalhos. Essa atividade requer um conhecimento
prévio dos alunos da disciplina de infraestrutura de redes o que seria
formulada em conjunto com o docente da disciplina.
As estratégia e recursos da aula seria levar os
alunos ao laboratório de informática e sugerir visita ao site do Centro de
Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Redes e Operações – CEPTRO, www.ipv6.br e também como atividade complementar passar em
sala de aula o vídeo lá disponível o que é o IPV6 em português claro para
auxilio no início de suas pesquisas.
O processo de avaliação se dará pela participação
dos alunos nas atividades e na elaboração da apresentação sobre o tema.
Referências
Antonia Ribeiro, Elizabeth Real,
Marcia Capella etc al.
Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=905>.
Acesso em: 20 set. 2014.
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