15 dezembro 2017

Neutralidade da Rede

Hoje decidi abordar um tema que vem sendo muito discutido na imprensa, Neutralidade da rede, por conta da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos ter extinguido esse princípio no país, tema esse muito polêmico e delicado.

Tentei trazer aos leitores uma abordagem neutra, sem tomar partido e explicando as correntes favoráveis e neutralidade e as desfavoráveis, suas vantagens e desvantagens.

No Brasil, um dos últimos atos da presidente Dilma Rousseff, foi regulamentar o Marco Civil da Internet que define os direitos e deveres de empresas e usuários.

De acordo com o Marco Civil, empresas não podem descriminar os dados que trafegam na rede e tem o dever de “tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino”.


O dicionário diz que isonomia é o princípio que todas as pessoas são regidas pelas mesmas regras, da condição de igualdade. Enquanto princípio jurídico, é a igualdade entre todos os cidadãos, independente de classe ou gênero.

Para que o leitor possa entender melhor, vamos exemplificar.

Marco Lonopacki, coordenador de projetos do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio, em entrevista à revista Galileu, diz “uma rede que não garante a neutralidade pode fazer com que o usuário veja ou não um determinado conteúdo”.

Com a queda da neutralidade os provedores de internet, desde que previsto em contrato, poderão descriminar determinados conteúdos (sites, serviços) cobrando um maior valor para o acesso aos mesmos.

Existem duas correntes as favoráveis a neutralidade, que garante a continuidade da internet funcionando da maneira que nós brasileiros estamos acostumados, onde pagamos um valor x mensal pela velocidade de nossa conexão e não nos preocupamos com qual conteúdo que valmos acessar, pois temos acesso total a internet. E a corrente contraria a neutralidade, que argumenta que hoje os usuários mais básicos, aqueles que acessam a internet para pesquisas, e-mails, redes sociais, etc., estão pagando a conta dos que utilizam mais. Pois para que os provedores tenham lucro, eles realizam o rateamento (divisão) do custo da rede com todos os usuários, já  com o fim da neutralidade esses usuários básicos contrariam um plano de internet mais barato dando acesso apenas aos conteúdos que tenham necessidade. Também defendem que no início da internet as regras poderiam ser diferentes, pois não tínhamos serviços essenciais dependendo dela, mas hoje, temos serviços médicos, de emergência, monitoramento de segurança, semáforos, etc., tudo baseado em internet e que deveríamos priorizar para o bem comum de todos.
Espero ter esclarecido as dúvidas quanto ao tema neutralidade da rede e tenha ajudado a você formar sua opinião não demonstrando tendências políticas, de costumes, valores.

Referências

http://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/12/neutralidade-da-rede-saiba-o-que-e-e-como-isso-influencia-internet.html

06 julho 2017

VEXTENSO – VALOR EXTENSO EXCEL

Como instalar e utilizar a função VEXTENSO que escreve por extenso os valores digitados.

Acredito que todos que acompanham minhas postagens no blog já tenham conhecimento que sou docente de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação na instituição SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, unidade de Itapetininga, interior do Estado de São Paulo.
 Um dia desses, durante minha aula um aluno realizou a seguinte pergunta:
- Professor, como faço (qual a função) para que o Excel pegar um valor descrito no formato numérico de uma célula e que exiba em caractere, por extenso em outra?
            Informei que nunca havia surgido essa questão e que não sabia responder no momento. Após várias pesquisas encontrei a solução em um site da internet e decidi compartilhar com todos o aprendizado, aliás é um dos princípios da nossa área, o compartilhamento de conhecimento.

Vídeo Explicativo



Passo a Passo

1. Abra um navegador de sua preferência (Chrome, Firefox, Edge, Internet Explorer) e acesse o link <https://www.vextenso.com.br/download.html>.
2. Com a página aberta clique em VEXTENSO, Download Free.

3. Após clicar em VEXTENSO, Free, você será direcionado a uma página de conformação, onde deverá marcar usarei o VExtenso Free de forma pessoal, digitar seu e-mail e clicar em Baixar VExtenso.


4. Clique na forma de download de sua preferência.


5. Após baixar o arquivo, salve no local de sua preferência, no meu caso salvei na área de trabalho e execute a instalação do mesmo.

6. No momento da instalação o software efetuará a detecção automática da versão do MS Excel que está instalado em sua máquina, no meu caso o 2016 e marque Instalação Manual e observe o local que será instalado o complemento para posteriormente utilizarmos.




7. Após a instalação do complemento, o próximo passo é abrir o MS Excel.


8. Com o Excel aberto, vamos até a guia Arquivo > Opções > Suplementos


9. Clique no inferior da página em Gerenciar, botão Ir

10. Clique em Procurar


11. Selecione o arquivo que está localizado em C: VExtenso




12. Clique em Ok


13. Após crie um documento excel com a seguinte estrutura: uma célula onde será digitado o valor de maneira numérica e o outra onde vamos colocar a formula para a conversão ocorrer.



14. Selecione a célula onde queremos que o Excel realize a conversão automática, no meu caso a E3 e clique em função.

15. Com Inserir função aberta, em ou selecione uma categoria, selecione Definido pelo Usuário. Selecionado aparecerá automaticamente a função VExtenso, clique em OK.


16. Abrirá uma janela onde deveremos colocar os argumentos da função. Em Valor, deveremos selecionar a célula onde encontra-se o valor em formato numérico, que queremos realizar a conversão, no meu exemplo C4 e em Idiomas devemos digitar Português que é o idioma que queremos que o Excel realizei a conversão.




Espero ter ajudado. 

Escrito por: Leandro Cesari Maschietto
Graduado em Sistemas de Informação, Telecomunicações, especialista em Desenvolvimento de Aplicações Web e Docência no Ensino Técnico.

29 junho 2017

Entrevista TV Itapetininga - Tecnologia da Informação



TELESCOPIO 25/05/2017 LEANDRO MASCHIETTO

Será o fim da computação na nuvem?

O conceito de computação na nuvem (em inglês Cloud Coomputing), surgiu com a ideia de permitir possuirmos um computador em casa com menor potência. Teríamos de ter apenas um monitor, teclado e mouse e acesso à internet. Com esses elementos, estaríamos aptos a utilizar todos os serviços que estariam alocados em um servidor da empresa fornecedora do software (ex.: Google, Adobe, etc.) onde ao clicar para utilizar uma aplicativo, exemplo um editor de texto estaríamos abrindo-o da nuvem “servidor da empresa” que pode estar localizado perto ou longe da sua casa e/ou empresa e seus dados ao ser salvos estariam sendo alocados nos mesmos servidores.

Vantagens:
- Alta capacidade dos DataCenter das empresas o que permite um melhor desempenho em termos de capacidade de armazenamento e processamento;
- Não precisaríamos mais nos preocupar com o backup e/ou cópia de segurança dos dados, haja vista, que a empresa contratada ficaria com essa incumbência;
- Computadores cada vez menos robustos, com menor número de peças para descarte, o que ajudaria e muito em termos de sustentabilidade.
- Economia de energia: em um ambiente onde temos vários computadores, tal como uma empresa com mais de 300 computadores teríamos uma economia de energia considerável;
Entre outros.

Desvantagens:
- Ainda temos um grande receio quanto ao medo da integridade e confiabilidade de nossas informações pessoais que estriam no poder de um terceiro;
- Baixa velocidade de internet. Hoje quando valamos em velocidade, estabilidade e qualidade de internet no Brasil não importa o local que você mora, quase que em 90% dos consultados demonstram insatisfação com o serviço. Para que tenhamos uma computação na nuvem funcionando perfeitamente dependemos quase que 100% da internet o que hoje no Brasil é complicado contar com isso.
- Na cidade de Itapetininga, São Paulo, os nobres vereadores aprovaram uma lei municipal do ano de 2011 onde colocou vários impedimentos no que diz instalação novas torres de celulares e internet, serviço de comunicação multimídia e telecomunicações o que impede a realização de melhorias e crescimento da rede de telecomunicações no município. Bom, mas isso é um assunto para discutirmos em um outro artigo, mas citei apenas para ilustrar que possuímos ainda vários impedimentos que não permitem os serviços que dependem da internet deslancharem.

Tendência – Conceito de Borda
Segundo especialista a computação na nuvem conforme temos hoje está com seus dias contados. Eles acreditam que com o aumento do poder computacional dos dispositivos inteligentes, combinado com tecnologias de aprendizagens de maquinas cada vez mais precisas, substituirão em grande parte as infraestruturas de nuvens.
O conceito que temos hoje de computação na nuvem é baseado no um modelo centralizado. As informações são enviadas para a nuvem, onde são armazenadas e processadas. Este novo conceito não eliminará a necessidade de uma nuvem centralizada. A nuvem ainda será onde a informação vai ser descarregada e armazenada por longos períodos de tempo, e onde algoritmos de aprendizado de máquina acessarão vastas coleções de dados para análise das mesmas.
O conceito de borda ainda é muito recente, mas pelo que pesquisei e estudei até o momento a ideia é sair do modelo centralizado, cliente servidor e migrar para o modelo distribuído, onde vários servidores filhos serão responsáveis pelo processamento e tomada de decisões e após alimentando os principais.

Referências
http://computerworld.com.br/o-fim-da-computacao-em-nuvem-esta-proximo-preve-especialista

Escrito por: Leandro Cesari Maschietto
Graduado em Sistemas de Informação, Telecomunicações, especialista em Desenvolvimento de Aplicações Web e Docência no Ensino Técnico.

20 janeiro 2017

Redes Sociais que viralizam o ódio - Telescópio TVi

No inicio da tarde de hoje, o docente Leandro Cesari Maschietto, participou de uma entrevista ao vivo no programa Telescópio da TVi (canal 99 da NET) e, foi o representante da unidade SENAC Itapetininga em um debate atual e relevante: Redes Sociais que viralizam o ódio.

Essa é uma realidade muito presente na vida "on line" e, todos estamos sujeitos a situações desagradáveis e/ou constrangedoras. Portanto, como não disseminar o ódio e ser um "hater" nas redes?


Ficha Técnica
Apresentador: Fábio Campos
Convidados: Gupi Munhoz (Psicologo), Marcelo Camargo (Coordenador cursos EAD Fatec) e Leandro Maschietto (docente Senac).
Assunto: Redes Sociais que viralizam o ódio


Veja abaixo, imagens da participação:








Referências para aprofundamento no assunto

http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2015/07/especial/193824-por-que-o-odio-se-reproduz-nas-redes-sociais.html
http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/cultura-do-%C3%B3dio-espalha-na-internet-1.687346
http://oglobo.globo.com/sociedade/brasil-cultiva-discurso-de-odio-nas-redes-sociais-mostra-pesquisa-19841017
http://www.pitadinhasmaternas.com.br/so-discurso-de-odio-viraliza/
http://www.comunicaquemuda.com.br/categoria/intolerancia/


Todos os direitos reservados ao autor do artigo de acordo com a Lei nº 9.610, de 1998.

Autor: Leandro Cesari Maschietto
Pós Graduado em Desenvolvimento de Aplicações Web
Pós Graduado em Docência no Ensino Técnico
Bacharel em Sistemas de Informação
Técnico em Telecomunicações - CREASP 5062233069
Técnico em Processamento de Dados

17 janeiro 2017

Criar Pendriver bootável

Criar um pendriver de inicialização "bootável" com o sistema operacional com o siftware Yumi é muito simples. O procedimento pode ser útil em diversas situações, tais como: formatação PC, criação de um disco de reparo, etc. No vídeo abaixo explico passo a passo como criar utilizando do software Yumi.




Todos os direitos reservados ao autor do artigo de acordo com a Lei nº 9.610, de 1998.

Autor: Leandro Cesari Maschietto
Pós Graduado em Desenvolvimento de Aplicações Web
Pós Graduado em Docência no Ensino Técnico
Bacharel em Sistemas de Informação
Técnico em Telecomunicações - CREASP 5062233069
Técnico em Processamento de Dados

Windows 10 não desliga

Esses dias, recebi uma solicitação de ajuda de um amigo que referia estar solicitando o desligamento do computador e nada acontecia. Após análise para um diagnóstico,constatei que o sistema operacional utilizado era o Microsoft Windows 10.

Fui a internet para pesquisar em sites como: http://technet.microsoft.com, da Microsoft, entre outros e achei a seguinte solução que resolveu o problema.

1. Abra o Painel de Controle 
2. Opções de energia
3. Escolher a função do botão de energia
4. Alterar informações não disponíveis no momento
5. Desmarcar a opção Ligar inicialização rápida (recomendado)




Todos os direitos reservados ao autor do artigo de acordo com a Lei nº 9.610, de 1998.

Autor: Leandro Cesari Maschietto
Pós Graduado em Desenvolvimento de Aplicações Web
Pós Graduado em Docência no Ensino Técnico
Bacharel em Sistemas de Informação
Técnico em Telecomunicações - CREASP 5062233069
Técnico em Processamento de Dados

Problemas com Acentuação no PHP e MySQL

Esses dias estava desenvolvendo uma aplicação, utilizando a linguagem de programação PHP e banco de dados MySQL e estive me deparando com o seguinte problema: quando mandava listar os dados do banco de dados as informações eram apresentadas com erros de caracteres (acentuação), conforme imagem abaixo.



Após várias horas debruçado em estudos e pesquisas, consegui realizar a correção colocando o código abaixo no início do código da página em desenvolvimento.

Todos os direitos reservados ao autor do artigo de acordo com a Lei nº 9.610, de 1998.

Autor: Leandro Cesari Maschietto
Pós Graduado em Desenvolvimento de Aplicações Web
Pós Graduado em Docência no Ensino Técnico
Bacharel em Sistemas de Informação
Técnico em Telecomunicações - CREASP 5062233069
Técnico em Processamento de Dados

13 janeiro 2017

Windows Explorer fecha sozinho no Windows 10

Esta semana um aluno relatou o seguinte problema em sua máquina: Ao abrir o Windows Explorer e passados poucos segundos, enquanto efetuava o carregamento ele fechava sozinho, onde o mesmo estava utilizando o sistema operacional Microsoft Windows 10.

Nunca tinha tido este problema. Em pesquisas realizadas pela internet, nos sites TechMundo, Technet, etc., as soluções apresentadas não corrigiam o erro, até que enconntrei a solução no site Techbr, onde o proprietário (desculpa, mas no artigo o autor colocou seu nome como proprietário, assim não permitindo dar os devidos créditos) informou ter solucionado o mesmo problema desmarcando as configurações de privacidade nas opções do Explorer de Arquivos, conforme caminho abaixo.

1. Painel de Controle

2. Abra a opção Explorador de Arquivos
3. Desmarque as opções de privacidade e clique em OK.

Feito essa configuração o problema foi solucionado.



Referência:

http://www.techbr.com.br/bug/windows-explorer-fecha-sozinho-no-windows-10-como-resolver/

 

Instalação Sistema Operacional e Rede Doméstica

  No dia 3/11, a turma 16, curso técnico em informática, sob o direcionamento do docente Leandro Cesari Maschietto, esteve realizando ativid...