07 janeiro 2021

PROFISSIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÕES

Esses dias, fui desafiado pela empresa onde trabalho a desenvolver um artigo a respeito da minha atividade docente e os desafios, possibilidades e perfil do profissional de tecnologia da Informação. Para atender a solicitação, estive debruçado sobre artigos de internet, podcast com opiniões de especialista e resolvi compartilhar com vocês.

Com a experiência de mais de 8 anos na área de educação, mais especificamente ensino técnico profissionalizante, na formação de profissionais de tecnologia da informação, posso falar que o trabalho docente do século XXI em um mundo cada vez mais tecnológico, com um volume extraordinário de informações disponível na palma da mão das pessoas é o de mediar e facilitar o processo para que a informação se transforme em conhecimento e gere novas aprendizagens, não basta mais responder aos questionamentos, é necessário fazer boas perguntas, ensinar o aluno a pensar, a perguntar, investigar, considerar as experiências educativas que o aluno traz e transformar esse conhecimento em projetos de melhorias no ambiente onde esse aluno mora.

Na contramão da crise, segundo estudos da IDC Brazil Semiannual Services Tracker 2020H1 realizado pela IDC o mercado nacional de TI cresceu 4,2% no primeiro semestre de 2020, movimentando mais de R$ 41 bilhões no setor durante o período. Com isso o profissional de TI está cada vez mais sendo procurado pelo mercado e solicitado nas empresas de todos os segmentos. Mas, afinal, você conhece os desafios que esse profissional enfrenta, quais as possibilidades de carreira, quais habilidades serão importantes para se destacar no marcado, qual o perfil profissional que o mercado exige?. Essas questões nortearam meu trabalho de pesquisa.

Profissional de TI – Tecnologia da Informação

Como a sigla sugere, ele atua na área de tecnologia da informação, um mercado amplo e de exponencial crescimento. O setor não fica restrito as grandes empresas, mas para qualquer organização que queria se manter competitiva.

Tecnologia da informação é imprescindível para facilitar e automatizar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos, ou seja, auxiliar qualquer negócio.

Na era que vivemos, a digital, onde estão incorporados ao nosso dia a dia tecnologia e recursos digitais, a informação se tornou o bem mais preciso de qualquer empresa, o que justifica a importância do profissional, mas você conhece os desafios que esse profissional enfrenta, quais as possibilidades de carreira, quais habilidades serão importantes para se destacar no marcado, qual o perfil profissional que o mercado exige?

Desafios

O exponencial crescimento da área deixou em evidencia alguns desafios a serem superados. Segue abaixo alguns.

  • Questões de Armazenamento

A 10 anos atrás não se imaginava o volume de informações geradas no cenário atual e só possuímos projeções do que será a 10 anos futuros. Assim, hoje, as empresas necessitam escalabilidade para poder controlar seus recursos de memória e ainda manter um controle sobre os gastos.

  • Volume de dados

O fluxo de dados gerados pelos usuários está a cada dia mais acelerado. Muitas empresas enfrentam dificuldades em coletar e analisar as informações geradas e torná-las uteis aos negócios, ou seja, transformar dados em informações e posteriormente em conhecimento, estratégia de negócio.

  • Novas tecnologias

As empresas estão a cada dia mais demandando novos serviços que exigem maior rapidez para serem executados. Para isso, é necessário o constante investimento em tecnologias para manter o ambiente funcionando, sem interrupções.

  • Alta conectividade

O ambiente de trabalho está cada vez mais móvel, com uma grande quantidade de dispositivos dos funcionários conectados à rede corporativa. Devido a isso, tornou-se um grande desafio para as empresas manter uma rede disponível e com qualidade.

  • Proteger a rede e os dados contra ameaças

Nas últimas décadas presenciamos o avanço da tecnologia e a migração de muitos serviços antes manuais para o ambiente tecnológico, mas notasse também o crescimento do fenômeno ameaças digitais dentro de grandes empresas do mundo todo. Quase que diariamente nos noticiários ouvimos falar de instituições que apesar das complexas política de segurança. Foram vítimas de ataques, roubos e exposição de dados de seus usuários.

Em um futuro, não muito breve, que foi acelerado pelos adventos da pandemia de Covid, no ano de 2019, os times de TIC deverão lidar com redes cada vez mais complexas que possuem uma grande variedade de equipamentos conectados, hoje computador, smartfones, tablets, relógios inteligentes, entre outros, para suportar a internet das coisas que teremos cafeterias, carros, semáforos, cidades inteligentes, o que demandará complexos servidores. Essa dependência de internet, demandará soluções de segurança cada vez melhores, pois é algo crítico para a preservação de empresas.

  • Acompanhar a rápida evolução das tecnologias

Novas tendencias como Cloud Computing, Big Data, tecnologias mobile, internet das coisas estão mudando rapidamente a forma como as coisas são realizadas. O profissional e as empresas precisam manter-se atualizado tem como consequência a perda de competitividade, desperdício de recursos financeiros.

  • Controlar estratégia do BYOD

A Bring Your Own Device (BYOD), ou “traga seu próprio dispositivo”, é a política de levar aparelhos pessoais para o ambiente corporativo. Mesmo já sendo adotada em vários locais, a abordagem é considerada como sendo de alto risco por muitos gestores, pois um equipamento vulnerável pode colocar toda a empresa em perigo.

Caso a política de gestão de TIC não consiga controlar os aparelhos pessoais usados dentro do ambiente, a empresa pode ficar exposta a ameaças digitais. 

  • Manter sistemas e funcionários antigos

Várias empresas possuem sistemas antigos, criados e mantido por funcionários antigos e que, em alguns casos já estão próximos da aposentadoria e muitas vezes desenvolvidos em linguagem de programação em desuso.

O desafio é reter e contratar profissionais capazes de trabalhar com linguagens de programação antigas.

Possibilidades

Os indicadores favoráveis despertarão interesse dos jovens ao ingresso na área, mas quais as possibilidades terei se me especializar e tornar um profissional de tecnologia da informação. 

  • Segurança de TI

Segurança de TI está em alta uma vez que segurança é um fator cada vez mais estimado pelas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. O trabalho do profissional de segurança de TI gira em torno da proteção das informações da empresa, desenvolvendo barreiras as ameaças que podem prejudicar a saúde o do negócio, minimizar os riscos e aumentar o retorno sobre investimentos e oportunidades.

  • Suporte Técnico

É uma das áreas mais tradicionais da carreira de TI e um dos mais requisitados. O trabalho do profissional de suporte técnico trabalha para resolver problemas cotidianos de clientes internos, realizando atividades como consertar computadores, garantir acesso à internet, aos sistemas da empresa.

  • Programação de sistemas de redes

A carreira de TI em sistemas, redes ou infraestrutura é uma área bastante promissora e que trata do planejamento, desenvolvimento e implantação de projetos de TI dentro de um negócio. 

O trabalho do profissional de programação de sistemas de redes deve gerenciar um projeto em todos seus estágios, planejando e gerenciando toda área de TI que envolve infraestrutura e sistemas, engenharia de processos.

 Deve também elaborar estratégias e procedimentos de contingências, garantindo a segurança a níveis de dados, acessos, organizando auditorias e dando continuidade dos serviços.

  • Desenvolvimento de Software

A carreira de TI em desenvolvimento de software é voltada para o profissional que busca ser especialista em programação. 

 É comum que os profissionais optem por se especializar em uma linguagem de programação específica e acabem ingressando no segmento de mercado trabalhando diretamente com ela.

 Atualmente essa é uma área de atuação também bastante aquecida por conta da necessidade das empresas em personalizar seus sistemas web e construir projetos mais sólidos, porém também mais complexos.

Perfil Profissional

Quando falamos em perfil profissional poucas pessoas dão o valor devido antes de começarem a estudar, mas acredito ser de primordial importância, haja vista que quando se trabalha com o que gosta, se identifica, com o que vai de encontro com seus valores pessoais, tudo fica mais leve. Assim sendo, listo alguns pontos importantes relatados por profissionais de recursos humanos que as empresas de TI vem buscado em seus novos talentos.

  • Foco em execução e gerenciamento de Projetos

A área de TI está sempre se modificando, de acordo com os avanços tecnológicos que proporcionam maior produtividade para as empresas. Hoje um dos maiores problemas da TI são os projetos ou implantações que não acabam nunca por falhas na execução ou nos gerenciamentos destes projetos. O profissional de TI que o mercado busca necessita de habilidades para atuar e/ou gerenciar os projetos do início ao fim. Essa provavelmente seja a habilidade mais importante, e talvez a mais difícil de descobrir antes de entrar na empresa, para as áreas de TI das organizações

  • Flexibilidade

As empresas não possuem mais espaço para profissionais engessados, rígidos, que ficam arraigados em uma mesma metodologia e não seja capaz de experimentar novas formas de operar as soluções de TI. Ele deve ser capaz de lidar com adversidades, problemas e contratempos, porém, de forma rápida e estratégica: algumas situações podem fazer com que todo o escopo seja modificado e ele deve estar preparado para isso.

  • Saia da sua zona de conforto

O profissional de TI não pode fugir da possibilidade de utilizar novos métodos. Principalmente por ser uma área tecnológica, portanto, em constante mutação, o profissional não pode ser do tipo que tem medo de ousar e arriscar novas formas de trabalho. Profissionais que se estressam ou se deixam abalar por situações que o tirem da sua zona de conforto não combinam com o cenário atual da área de Tecnologia da Informação.

  • Ter bom relacionamento interpessoal

Como cada vez mais o trabalho de TI depende da integração com diversos setores da empresa, o profissional tem que ser capaz de lidar com os outros funcionários da corporação de forma respeitosa e eficiente. Deve ser uma pessoa com boa capacidade de comunicação interpessoal. Principalmente para gestores de TI, essa capacidade é fundamental. Afinal, ele deve ser capaz de fazer com que sua equipe fique afinada com os objetivos traçados e também informar os dirigentes da corporação de forma eficaz sobre o andamento dos projetos.

Assim, além de saber se comunicar bem, deve saber ouvir bem, para que seja capaz de compreender as demandas exigidas pela empresa. Ele deve conseguir repassar os dados de forma clara e concisa, sem precisar apelar para detalhes técnicos de como o big data está sendo usado, por exemplo. Deve saber dizer para seus superiores os avanços que esses usos estão trazendo como resultado real. Os detalhes operacionais pouco serão entendidos efetivamente.

  • Atualização constante

Novas soluções, métodos e metodologias surgem constantemente. Por isso este profissional deve estar apto a buscar se atualizar constantemente. Como falamos anteriormente, profissionais que se sentem satisfeitos com o conhecimento que possuem, acreditando que já conhecem as melhores soluções, podem acabar sendo ultrapassados por uma nova geração de profissionais.

  • Visão estratégica e global do negócio

Se antes o profissional de TI precisava apenas compreender sobre questões tecnológicas e oferecer as soluções pedidas, ele hoje precisa ter a habilidade de conhecer todas as etapas do negócio e oferecer soluções estratégicas, apontar saídas e desenvolver projetos que a empresa demande antes mesmo que o dirigente peça. Essas soluções também dependem de uma maior integração entre os setores — e é função também do profissional de TI facilitar estes processos e desenvolver soluções e projetos que promovam essa integração.

REFERÊNCIAS

Gestão de serviços de TI: os 5 maiores desafios (e como superá-los) - Gaea. Disponível em: <https://gaea.com.br/gestao-de-servicos-de-ti-os-5-maiores-desafios-e-como-supera-los/>. Acesso em: 7 jan. 2021.

 Carreira em TI: entenda todas as possibilidades dessa área | NetSupport. Disponível em: <https://netsupport.com.br/blog/carreira-em-ti/#:~:text=Programa%C3%A7%C3%A3o%20de%20sistemas%20e%20redes,TI%20dentro%20de%20um%20neg%C3%B3cio.>. Acesso em: 7 jan. 2021.

 A mudança no perfil do profissional de TI e o outsourcing de mão de obra. Disponível em: <https://canaltech.com.br/carreira/A-mudanca-no-perfil-do-profissional-de-TI-e-o-outsourcing-de-mao-de-obra/#:~:text=Extremamente%20t%C3%A9cnico%2C%20curioso%2C%20inconstante%20e,profissional%20de%20Tecnologia%20da%20Informa%C3%A7%C3%A3o.&text=Por%20isso%2C%20aqueles%20que%20conseguem,e%20gest%C3%A3o%20ser%C3%A3o%20mais%20valorizados.>. Acesso em: 7 jan. 2021.

 Perfil de profissionais de TI | Qual perfil o mercado está buscando? Disponível em: <https://www.opservices.com.br/perfil-de-profissionais-de-ti/>. Acesso em: 7 jan. 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instalação Sistema Operacional e Rede Doméstica

  No dia 3/11, a turma 16, curso técnico em informática, sob o direcionamento do docente Leandro Cesari Maschietto, esteve realizando ativid...