09 setembro 2019

Relacionamento de diferentes gerações no mercado de trabalho


Nos dias atuais, um dos temas que mais exige atenção dos gestores são os conflitos de gerações nas organizações. Este motivado pelas várias gerações presentes e ativas no mercado de trabalho. O líder precisa estar atento e trabalhar com as diferenças de características, jeito de pensar, se expressar, fragilidades e potencialidades, que cada geração possui e ter a consciência que cada nova geração possui uma forma de aprender e maneira de trabalhar. Antes as marcas de tempo que definiam as gerações eram de 25 anos, hoje, surge uma nova geração a cada 10 anos. As gerações são classificadas de Baby Boomers, que tem como característica a busca pela estabilidade, a X, que tem como característica o comprometimento e a linearidade, a Y imediatismo e questionamento e a Z, colaboração e objetivos comuns.

No estudo de Chiuzi, Peixoto e Fusariu (2011), interpretando as gerações sob a perspectiva da Teoria de Erik Erikson, são definidas as diferenças das gerações da seguinte maneira:  “Há diferenças e paridades entre tais gerações como: visão de mundo, de autoridade, limites de comportamentos e valores entre outros que afetam os indivíduos diretamente e indiretamente. ”
Com o aumento da qualidade de vida e mudanças políticas e econômicas cada vez mais, nota-se o aumento de pessoas com mais de 60 anos no mercado de trabalho, o que faz com que mais gerações disputem, convivam e trabalhem juntas neste cenário. E, neste sentido é importante que os gestores estejam atentos para atrair, avaliar, desenvolver, reter e recompensar pessoas para atingir os melhores resultados com as equipes e assim, alavancar os resultados organizacionais. O mesmo acontece em outros contextos como nas escolas, nas famílias, meios sociais entre outros, e, o respeito, a valorização e reconhecimento das contribuições de cada geração possibilitarão as condições para uma boa convivência.
Nota-se um esforço muito grande dos líderes, gestores de pessoas e de conflitos para melhor entender a geração Y. Não por acaso, segundo estatísticas a geração Y em 10 anos representará 75% do mercado de trabalho. Contudo, as empresas devem ter atenção com as competências, aptidão dos seus gestores (relacionamento interpessoal, flexibilidade, resiliência, foco, comunicação, negociação, tomada de decisão) e investir na qualificação contínua, prepará-los para trabalhar com modelos mentais diferentes, devido a histórias e educação divergentes, entender perfis e utilizar fermentas de gestão de conflitos com assertividade. Acredita-se que a empresa do futuro será a que consiga conciliar todas as gerações no ambiente de trabalho. A diversidade traz crescimento e para isso é preciso estar preparado para receber essa nova demanda no mercado de trabalho.

 REFERÊNCIAS
CHIUZI, Rafael Marcus; PEIXOTO, Bruna Ribeiro Gonçalves; FUSARIU, Giovanna Lorenzini. Conflito de gerações nas organizações: um fenômeno social interpretado a partir da teoria de Erik Erikson. Conflito de gerações nas organizações: um fenômeno social interpretado a partir da teoria de Erik Erikson, Temas em Psicologia, ano 2011, v. 19, ed. 2, p. 579-590, 2 dez. 2011. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2011000200018.
MARTINS, Camila. As gerações X, Y e Z no mercado de trabalho. https://www.catho.com.br, 06 2015. Disponível em: https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/carreira/as-geracoes-x-y-e-z-no-mercado-de-trabalho/. Acesso em: 13 ago. 2019.


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