Nesta última semana, o
Tecnoblog (https://tecnoblog.net) divulgou
que a Anatel (Agencia Nacional de
Telecomunicações) irá classificar as empresas de prestação de serviço de banda
larga em níveis.
Estes níveis são:
- § Selo A (azul): 5 estrelas
- § Selo B (verde): 4 estrelas
- § Selo C (amarelo): 3 estrelas
- § Selo D (laranja): 2 estrelas
- § Selo E (vermelho): 1 estrela
O objetivo será permitir que
clientes de empresas que estejam enquadradas na classificação D e E efetuem o
cancelamento de contratos sem a multa, pois pelo entendimento da agencia à
empresa estaria descumprindo as exigências mínimas de obrigações contratuais.
O assunto é muito recente e
em pesquisas realizadas não está muito bem descrito os critérios, mas a medição
da qualidade do serviço será a partir de critérios como qualidade do download, latência
e nível de perda de pacotes.
Segundo Tecnoblog (https://tecnoblog.net/317974/anatel-selo-qualidade-operadoras-celular-banda-larga/)
o novo regulamento não prevê obrigações para prestadores de pequeno porte
(PPP), mas as empresas ainda poderão oferecer informações à Anatel sobre a
qualidade de seus serviços.
O tamanho das empresas Operadoras
de Celular e Banda Larga é mensurado de acordo com o critério de participação
no mercado de varejo nacional, onde as que possuem valores inferiores a 5% onde
atuam, com exceção dos grandes grupos (Oi, Claro, TIM, Sky/AT&T e
Telefônica), todas as demais prestadoras de serviços de telecomunicações são
consideradas PPPs
Os pequenos muitas vezes têm
um atendimento melhor e poderão querer participar do processo como uma forma de
divulgarem a qualidade de seus serviços.
Referência
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