Um sistema operacional (SO) é uma coleção de
programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas
para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de
tarefas. Mantém a integridade de sistema.
Sistema operacional(SO)? O que é isso? Será que é
apenas um grande software de alto porte que ópera simplesmente para
digitar um texto qualquer ou jogar paciência spider? Errado! vamos saber a
verdade sobre o que é um sistema operacional.
Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja
complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que
computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência
de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware como bombas de
petróleo.
O sistema operacional funciona com a iniciação de
processos que este irá precisar para funcionar corretamente. Esses processos
poderão ser arquivos que necessitam de ser frequentemente atualizados, ou
arquivos que processam dados úteis para o sistema. Poderemos ter acesso a
vários processos do sistema operacional a partir do gerenciador de tarefas,
onde se encontram todos os processos que estão em funcionamento desde a
inicialização do sistema operacional até a sua utilização atual.
O sistema operacional é uma coleção de programas
que:
- Inicializa o hardware do computador
- Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos
- Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas
- Mantém a integridade de sistema
Um Sistema Operacional muito simples para um
sistema de controle de segurança poderia ser armazenado numa memória ROM (Só de
Leitura - um chip que mantém instruções para um computador), e assumir o
controle ao ser ligado o computador. Sua primeira tarefa seria reajustar (e
provavelmente testar) os sensores de hardware e alarmes, e então ativar uma
rotina monitorando ininterruptamente todos os sensores introduzidos. Se o
estado de qualquer sensor de entrada for mudado, é ativada uma rotina de
geração de alarme.
Em um grande computador multiusuário,
com muitos terminais, o Sistema Operacional é muito mais complexo. Tem que
administrar e executar todos os pedidos de usuários e assegurar que eles não
interferiram entre si. Tem que compartilhar todos os dispositivos que são
seriais por natureza (dispositivos que só podem ser usados por um usuário de
cada vez, como impressoras e discos) entre todos os usuários que pedem esse
tipo de serviço. O SO poderia ser armazenado em disco, e partes dele serem
carregadas na memória do computador (RAM) quando necessário. Utilitários são
fornecidos para:
- Administração de Arquivos e Documentos criados por usuários
- Desenvolvimento de Programas
- Comunicação entre usuários e com outros computadores
- Gerenciamento de pedidos de usuários para programas, espaço de armazenamento e prioridade
Adicionalmente,
o SO precisaria apresentar a cada usuário uma interface que aceita, interpreta,
e então executa comandos ou programas do usuário. Essa interface é comumente
chamada de SHELL (=cápsula, manteremos o nome original em inglês) ou
interpretador de linha de comando (CLI). Em alguns sistemas ela poderia ser uma
simples linha de texto que usam palavras chaves (como MSDOS ou UNIX); em outros
sistemas poderiam ser gráficas, usando janelas e um dispositivo apontador como
um mouse (como Windows95 ou X - Windows).
As Várias Partes de um Sistema Operacional
Um
sistema operacional de um computador que é usado por muitas pessoas ao mesmo
tempo, é um sistema complexo. Contém milhões de linhas de instruções escritas
por programadores. Para tornar os sistemas operacionais mais fáceis de serem
escritos, eles são construídos como uma série de módulos, cada módulo sendo
responsável por uma função. Os módulos típicos em um grande SO multiusuário
geralmente são:
- Núcleo (Kernel em inglês - também conhecido como "executivo")
- Gerenciador de processo
- Escalonador (Scheduler, em inglês)
- Gerenciador de arquivo
O Núcleo - Um Executivo em Tempo-Real
O
núcleo de um sistema operacional é algumas vezes chamado de EXECUTIVO em tempo
real. Algumas das funções executadas por ele são:
- Chaveamento entre programas
- Controle e programação de dispositivo de hardware
- Gerenciamento de memória
- Gerenciamento de processos
- Escalonamento de tarefas
- Comunicação entre processos
- Processamento de exceções e de interrupção
·
Nosso
sistema simples de monitoração de segurança não teria todas as funções acima,
já que provavelmente seria um sistema mono-tarefa, executando apenas um
programa. Como tal, não precisaria processar permutas entre mais de um programa
ou permitir comunicação entre programas (comunicação entre processos). A
gerência da memória seria desnecessária, já que o programa residiria
permanentemente em ROM ou em EPROM (uma forma programável especial de ROM).
·
Um
sistema operacional projetado para manusear um grande número de usuários
precisaria de um núcleo para executar todas as funções acima.
Programas de usuários geralmente são armazenados em
disco, assim precisa ser carregado em memória antes de ser executado. Isso
apresenta a necessidade de gerência da memória, já que a memória do computador
precisaria ser pesquisada para localizar uma área livre para carregar um
programa de usuário na mesma. Quando o usuário tivesse encerrada a execução do
programa, a memória consumida por ele precisaria ser liberada e se tornaria
disponível para outro usuário quando solicitado.
Gerenciamento e Escalonamento (Scheduling) de
processos também são necessários, de forma que todos os programas possam ser
executados razoavelmente. Não há como um programa de um usuário específico ser
executado numa área de extensão, negando o funcionamento de qualquer outro
programa, e fazendo todos os outros usuários esperarem. Adicionalmente, alguns
programas poderiam precisar ser executados mais freqüentemente que outros, por
exemplo, checando comunicações de rede ou imprimindo. Alguns programas podem
precisar ser suspensos temporariamente, e serem reiniciados depois, assim
introduzindo a necessidade da comunicação inter-programas.
Programando um computador
Um programa é uma seqüência
de instruções ao computador. Quando o programador de software (uma pessoa que
escreve programas para serem executados em um computador) desenvolve um
programa, este é convertido em uma longa lista de instruções que são executadas
pelo sistema de computador.
Em sistemas operacionais nós falamos mais de um processo do que de um programa. Nos sistemas operacionais modernos, só uma porção de um programa é carregada em cada instante. O resto do programa espera numa unidade de disco até que se precise do mesmo. Isso economiza espaço de memória.
Os programas no computador são executados por processadores. Um processador é um chip no computador que executa instruções de programa. Processadores executam milhões de instruções por segundo.
Em sistemas operacionais nós falamos mais de um processo do que de um programa. Nos sistemas operacionais modernos, só uma porção de um programa é carregada em cada instante. O resto do programa espera numa unidade de disco até que se precise do mesmo. Isso economiza espaço de memória.
Os programas no computador são executados por processadores. Um processador é um chip no computador que executa instruções de programa. Processadores executam milhões de instruções por segundo.
Um Processo
Um
processo ou tarefa é uma porção de um programa em alguma fase de execução. Um
programa pode consistir de várias tarefas, cada uma com funcionamento próprio
ou como uma unidade (talvez se comunicando entre si periodicamente).
A Thread (fileira, linha)
Uma
thread é uma parte separada de um processo. Um processo pode consistir de
várias threads cada uma das quais sendo executada separadamente. Por exemplo,
uma thread poderia tratar refresh e gráficos na tela, outra thread trataria
impressão, outra thread trataria o mouse e o teclado. Isso dá bom tempo de
resposta em programas complexos. Windows NT é um exemplo de um sistema
operacional que suporta multi-thread.
Sistemas operacionais de Multi-processo
Alguns
sistemas executam só um único processo, outros sistemas executam múltiplos
processos de cada vez. A maioria dos computadores é baseada num único
processador, e um processador pode executar só uma instrução de cada vez.
Assim, como é possível um único processador executar processos múltiplos? A resposta
mais imediata é que ele não faz desse modo. O processador do computador executa
um processo por um período pequeno de tempo, e então muda para o próximo
processo e assim por diante. Como o processador executa milhões de instruções
por segundo, isso dá a impressão de muitos processos serem executados ao mesmo
tempo.
Em um sistema de computador que suporta mais de um processo de cada vez, algum mecanismo deve ser usado para intercalar de uma tarefa para outra. Há dois métodos principais usados para fazer essa troca:
Em um sistema de computador que suporta mais de um processo de cada vez, algum mecanismo deve ser usado para intercalar de uma tarefa para outra. Há dois métodos principais usados para fazer essa troca:
- Escalonamento por Cooperação indica que uma tarefa que está sendo executada atualmente deixará voluntariamente em algum momento o processador e permitirá que outros processos sejam executados.
- Escalonamento Preemptivo significa que uma tarefa corrente será interrompida (forçou a se render) e o processador se dedica a outro processo em estado de espera.
O
problema da mudança por cooperação é que um processo poderia demorar e assim
negar a execução de outros processos e poderia resultar em nenhum trabalho ser
feito. Um exemplo de um sistema de cooperação é o Windows 3.1. O
escalonamento preemptivo é melhor. Dá mais respostas a todos os processos e
ajuda a prevenir (ou reduz o número de ocorrências de) contra o medo de
máquinas travadas. Windows NT é um exemplo de tal sistema operacional.
Nota:
Só para programas de 32bits em Windows 95 há escalonamento preemptivo.
Programas de 16bits ainda são escalonados cooperativamente, o que significa que
ainda é fácil para um programa de 16bits travar um computador Windows.
Contexto de Troca
Quando
o processador muda de um processo a outro, o seu estado (o processador registra
e associa os dados) deve ser salvo, pois algum tempo depois, será reiniciado o
processo e continuará como se nunca fora interrompido. Uma vez esse estado
tenha sido salvo, o próximo processo em espera é ativado. Isso envolve carga
nos registradores do processador e na memória, com todos os dados previamente
salvos, e reiniciando na instrução que seria executada quando houve a última
interrupção. O ato de mudar de um processo a outro é chamado troca de contexto.
Um período de tempo que um processo execute antes de ser trocado é chamado de
time slice ou período de quantum.
Escalonamento (Scheduling)
A
decisão de qual o próximo processo deve ser executado é chamado escalonamento
(scheduling), e pode ser feito em uma grande variedade de maneiras.
Escalonadores por cooperação geralmente são muito simples, já que os processos
são organizados em fila circular (ROUND ROBIN). Quando um processo corrente se
deixa, vai para o fim da fila. O processo no topo da fila é então executado, e
todos os processos se movimentam um lugar para cima na fila. Isso provê uma
medida justa, mas não impede que um processo monopolize o sistema (não se
deixando).
Escalonadores
preemptivos usam um relógio em tempo real que gera interrupção a intervalos
regulares (digamos, a cada 1/100 de um segundo). Cada vez que uma interrupção
ocorre, o processador muda para outra tarefa. Sistemas que geralmente empregam
esse tipo de escalonamento atribuem prioridades a cada processo, de forma que
alguns podem ser executados mais freqüentemente que outros.
Carga do Sistema Operacional
O
SO pode ser carregado na memória de um computador de duas maneiras.
- Já está presente em ROM
- É carregado a partir do disco quando o computador é ligado.
Se
o SO já está presente em ROM (para sistemas tipo controladores industriais,
bombas de petróleo, etc), ele ganhará controle imediato do processador ao ser
ligado o computador. Para sistemas mais complexos, o SO é armazenado
normalmente em mídia secundária (como disco), e é carregado em RAM quando o
computador é ligado. A vantagem desse tipo de sistema é que o escalonamento
para o SO é mais fácil de fazer e programar.
O PROCESSO de BOOTSTRAP
Descreve
a ação da carga inicial do sistema operacional do disco para a RAM. Uma pequena
rotina armazenada em ROM, chamada de CARREGADOR de BOOTSTRAP ou IPL (Carregador
de Programa Inicial), lê uma rotina especial de carga no disquete. Em sistema
baseado em disquete, essa rotina normalmente reside na trilha 00, setor 00 (ou
01), e é chamado de setor de booting. O código contido no setor é transferido
para a RAM, e então é executada. Tem a responsabilidade exclusiva de carregar o
resto do sistema operacional na memória
Tipos diferentes de processamentos em sistemas operacionais
Sistemas
operacionais são divididos em categorias que definem as suas características.
Sistemas modernos podem usar combinações de essas categorias descritas a
seguir.
BATCH (em LOTE)
O
tipo mais antigo de SO permite só um programa ser executado de cada vez. O
programa que é carregado no computador é executado completamente. Os dados
usados pelo programa não podem ser modificados enquanto o programa está sendo
executado. Qualquer erro no programa ou nos dados significa começar tudo
novamente.
INTERATIVO
Esses permitem a modificação e entrada de dados ainda durante a execução do programa. Sistemas típicos são reservas de vôo aéreo e linguagens como BASIC.
TIME-SHARING/MULTI-USUÁRIO
Esses SOs compartilham o computador entre mais de um usuário, e adota técnicas de escalonamento preemptivo.
MULTI-TAREFAS
Mais de um processo pode ser executado concorrentemente. O processador é escalonado rapidamente entre os processos. Um usuário pode ter mais de um processo executado de cada vez.
TEMPO REAL
Principalmente usado em
controle de processos, telecomunicações, etc. O SO monitora várias entradas que
afetam a execução de processos, mudando os modelos de computadores do ambiente,
e assim afetando as saídas, dentro de um período de tempo garantido
(normalmente < 1 segundo).
MULTI-PROCESSAMENTO
Um computador que tem mais de um processador central dedicados na execução de processos.
MULTI-PROCESSAMENTO
Um computador que tem mais de um processador central dedicados na execução de processos.
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