Planejamento de marketing digital 8 Ps – Modelo
A Web Córtex Marketing Digital executa o trabalho
de consultoria em marketing digital, por meio de um planejamento de
marketing digital que utiliza a metodologia 8Ps. Esta metodologia é
utilizada pelas melhores consultorias e agências digitais do Brasil.
A metodologia dos 8Ps visa criar uma integração
entre as diversas ações de marketing digital, para que o cliente tenha um
melhor aproveitamento do seu investimento. Os 8Ps significam:
Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação,
Personalização e Precisão.
Abaixo segue a explicação detalhada de cada “P” do
planejamento de marketing digital:
1ºP: Pesquisa:
O 1ºP é um dos mais importantes do planejamento
de marketing digital, pois será ele quem irá guiar todo o restante do
planejamento e toda a implementação dos outros “Ps”.
O 1ºP tem como objetivo identificar quais são
as necessidades das pessoas, por meio da Internet. Estas
necessidades, expressas na Internet, podem ser uma procura de produto,
de serviço, ou mesmo uma procura por informação. Geralmente, são as
mesmas necessidades das pessoas no “mundo real”, isso quer dizer que se
está havendo uma grande procura por um modelo de celular na Internet, a
procura deste celular nas lojas físicas também deve estar grande.
O 1ºP também tem como objetivo detectar possíveis
tendências no segmento do cliente, analisar as ações dos concorrentes,
etc. Analisando as intenções dos usuários, podemos seguir para o 2ºP e dar
continuidade na elaboração do planejamento de marketing digital.
2ºP: Planejamento:
O 2ºP, como o próprio nome já diz, é a elaboração
do planejamento de marketing digital. É neste “P” que será definido, por
exemplo, qual será o objetivo do planejamento e qual será a missão crítica
do site (venda, captação de cadastros, informação, etc.)
Em alguns casos, o 2ºP também é utilizado para
verificar algumas atribuições da empresa, como: qual é o seu
posicionamento perante o mercado, se existe segmentação do público, verificar o
que realmente a empresa vende e o que o consumidor quer, etc.
3ºP: Produção:
É no 3ºP do planejamento de marketing digital que é
criada a estrutura do site, ou promovida a alteração do site atual. Todas
as páginas do site (home, institucionais, produtos/serviço, contato, blog,
etc.) são criadas nesta etapa. Os elementos contidos no site visam
torná-lo o mais agradável e “vendedor” possível.
4ºP: Publicação:
No 4ºP do planejamento de marketing digital é
definido qual será o conteúdo que será publicado no site e também fora do
mesmo, sobre a empresa. Este conteúdo deverá ser criado para ser
encontrado pelas pessoas que buscam no Google e também para convencer o
cliente a comprar o produto ou o serviço, transmitindo o máximo de
informações possíveis. Um bom trabalho de otimização de sites
(SEO) é o sucesso para conclusão desta etapa.
O 3ºP e 4ºP, geralmente, são executados em paralelo
no planejamento de marketing digital.
5ºP: Promoção:
No 5ºP do planejamento de marketing digital é
definido como todo o conteúdo gerado, dentro e fora do site (4ºP), será
promovido na Internet. Se serão utilizados links patrocinados,
marketing em redes
sociais, e-mail marketing, etc. ou um pouco de cada recurso, o
que é mais habitual.
6ºP: Propagação:
A propagação é um dos pontos mais importantes do
planejamento de marketing digital, pois é aqui que o grau de atividade do
consumidor entra em cena. O grau de atividade do consumidor é a propagação
do conteúdo, produto ou serviço da empresa, pelo próprio consumidor, ou seja, o
consumidor se torna mais um canal de comunicação de sua empresa.
O 6ºP visa identificar recursos dentro das mídias e
das redes sociais, para que seu produto ou serviço seja propagado.
7ºP: Personalização:
O 7ºP do planejamento de marketing digital visa à
criação de uma comunicação personalizada para os antigos e para os novos
clientes que sua empresa conseguiu por meio dos “Ps” acima. Uma comunicação
personalizada é muito mais objetiva. É como oferecer um produto, um
serviço ou um conteúdo a quem realmente esta precisando dele
naquele momento.
8ºP: Precisão:
Na precisão (ou 8ºP) do planejamento de marketing
digital, serão analisadas todas as ações que foram criadas nos outros “Ps”,
para verificar o que “deu certo” e o que “não deu certo”. Informações como
quantidade de visitas e visitantes do site, tempo médio de permanência do
visitante no site, de que forma o site foi encontrado pelas pessoas, etc.,
serão analisadas, uma a uma.
A metodologia de planejamento de marketing digital
dos 8Ps é fundamentada em um ciclo. Isso quer dizer que, após a análise das
informações no 8ºP, o consultor de
marketing digital retorna ao 1ºP e inicia o ciclo novamente, porém
com informações mais precisas para tal.
A metodologia 8Ps do marketing digital foi criada
por Conrado Adolpho, escritor, palestrante e estrategista de marketing
digital, um dos grandes nomes de nosso país neste assunto.
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