11 março 2014

Planejamento de Marketing Digital



Planejamento de marketing digital 8 Ps – Modelo

 

A Web Córtex Marketing Digital executa o trabalho de consultoria em marketing digital, por meio de um planejamento de marketing digital que utiliza a metodologia 8Ps. Esta metodologia é utilizada pelas melhores consultorias e agências digitais do Brasil.

A metodologia dos 8Ps visa criar uma integração entre as diversas ações de marketing digital, para que o cliente tenha um melhor aproveitamento do seu investimento. Os 8Ps significam: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.

Abaixo segue a explicação detalhada de cada “P” do planejamento de marketing digital:

1ºP: Pesquisa:
O 1ºP é um dos mais importantes do planejamento de marketing digital, pois será ele quem irá guiar todo o restante do planejamento e toda a implementação dos outros “Ps”.

O 1ºP tem como objetivo identificar quais são as necessidades das pessoas, por meio da Internet. Estas necessidades, expressas na Internet, podem ser uma procura de produto, de serviço, ou mesmo uma procura por informação. Geralmente, são as mesmas necessidades das pessoas no “mundo real”, isso quer dizer que se está havendo uma grande procura por um modelo de celular na Internet, a procura deste celular nas lojas físicas também deve estar grande.

O 1ºP também tem como objetivo detectar possíveis tendências no segmento do cliente, analisar as ações dos concorrentes, etc. Analisando as intenções dos usuários, podemos seguir para o 2ºP e dar continuidade na elaboração do planejamento de marketing digital.

2ºP: Planejamento:
O 2ºP, como o próprio nome já diz, é a elaboração do planejamento de marketing digital. É neste “P” que será definido, por exemplo, qual será o objetivo do planejamento e qual será a missão crítica do site (venda, captação de cadastros, informação, etc.)

Em alguns casos, o 2ºP também é utilizado para verificar algumas atribuições da empresa, como: qual é o seu posicionamento perante o mercado, se existe segmentação do público, verificar o que realmente a empresa vende e o que o consumidor quer, etc.

3ºP: Produção:
É no 3ºP do planejamento de marketing digital que é criada a estrutura do site, ou promovida a alteração do site atual. Todas as páginas do site (home, institucionais, produtos/serviço, contato, blog, etc.) são criadas nesta etapa. Os elementos contidos no site visam torná-lo o mais agradável e “vendedor” possível.

4ºP: Publicação:
No 4ºP do planejamento de marketing digital é definido qual será o conteúdo que será publicado no site e também fora do mesmo, sobre a empresa. Este conteúdo deverá ser criado para ser encontrado pelas pessoas que buscam no Google e também para convencer o cliente a comprar o produto ou o serviço, transmitindo o máximo de informações possíveis. Um bom trabalho de otimização de sites (SEO) é o sucesso para conclusão desta etapa.

O 3ºP e 4ºP, geralmente, são executados em paralelo no planejamento de marketing digital.

5ºP: Promoção:
No 5ºP do planejamento de marketing digital é definido como todo o conteúdo gerado, dentro e fora do site (4ºP), será promovido na Internet. Se serão utilizados links patrocinados, marketing em redes sociais, e-mail marketing, etc. ou um pouco de cada recurso, o que é mais habitual.

6ºP: Propagação:
A propagação é um dos pontos mais importantes do planejamento de marketing digital, pois é aqui que o grau de atividade do consumidor entra em cena. O grau de atividade do consumidor é a propagação do conteúdo, produto ou serviço da empresa, pelo próprio consumidor, ou seja, o consumidor se torna mais um canal de comunicação de sua empresa.

O 6ºP visa identificar recursos dentro das mídias e das redes sociais, para que seu produto ou serviço seja propagado.

7ºP: Personalização:
O 7ºP do planejamento de marketing digital visa à criação de uma comunicação personalizada para os antigos e para os novos clientes que sua empresa conseguiu por meio dos “Ps” acima. Uma comunicação personalizada é muito mais objetiva. É como oferecer um produto, um serviço ou um conteúdo a quem realmente esta precisando dele naquele momento.

8ºP: Precisão:
Na precisão (ou 8ºP) do planejamento de marketing digital, serão analisadas todas as ações que foram criadas nos outros “Ps”, para verificar o que “deu certo” e o que “não deu certo”. Informações como quantidade de visitas e visitantes do site, tempo médio de permanência do visitante no site, de que forma o site foi encontrado pelas pessoas, etc., serão analisadas, uma a uma.

A metodologia de planejamento de marketing digital dos 8Ps é fundamentada em um ciclo. Isso quer dizer que, após a análise das informações no 8ºP, o consultor de marketing digital retorna ao 1ºP e inicia o ciclo novamente, porém com informações mais precisas para tal.

A metodologia 8Ps do marketing digital foi criada por Conrado Adolpho, escritor, palestrante e estrategista de marketing digital, um dos grandes nomes de nosso país neste assunto.

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