Os recentes
desenvolvimentos nas tecnologias da informação têm provocado um grande impacto
na sociedade em que vivemos. A informação passou a representar o conceito
central da grande maioria das atividades modernas e as redes de comunicação
interferem constantemente no modo como as pessoas e organizações conduzem seus
negócios, o que originou, inclusive, o termo "Era da Informação" para
o momento atual.
Breve
Histórico
Na década de
1970, surgiu o curso de Tecnologia em Processamento de Dados para formar
profissionais (tecnólogos) que pudessem trabalhar com os grandes computadores,
os Mainframes. Posteriormente, na década de 1980, surgiu o curso de Análise de
Sistemas com o objetivo de formar profissionais que pudessem desenvolver
sistemas e interagir com os usuários desses sistemas.
Na
atualidade, a Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática
(CEEInf) do MEC, propôs novas diretrizes para os cursos da área de computação e
informática, criando o curso de Sistemas de Informação, em substituição aos
dois anteriores. O objetivo desse novo curso é capacitar os profissionais não
só no desenvolvimento de sistemas e utilização de diferentes tecnologias, mas
também interagir com os processos administrativos das corporações como um todo,
ou seja, assumindo um papel mais completo, dominando a tecnologia e o processo
gerencial.
Sistemas
de Informação
Por
definição, um Sistema de Informação (ou, simplesmente SI) é um conjunto de
componentes inter-relacionados que coletam, manipulam e disseminam dados e
informação, proporcionando um mecanismo de realimentação (feedback) para
atender a um objetivo determinado. Esse feedback representa a saída que será
utilizada para promover eventuais mudanças na entrada ou nas atividades de processamento.
Por exemplo, a saída de um SI pode indicar que o nível de estoque de um
determinado produto está muito baixo. Um administrador pode usar essa
informação de feedback e solicitar a reposição desse estoque rapidamente.
Os sistemas
de informação estão difundidos por todas as funções organizacionais. Eles são
usados por áreas como contabilidade, finanças, vendas, produção e assim por
diante. Em conseqüência, esse uso generalizado aumenta a necessidade por novos
sistemas cada vez mais complexos e por profissionais com conhecimento no seu
desenvolvimento e gerenciamento.
Dados,
Informação e Conhecimento
Dados
consistem em fatos não trabalhados, mas que podem ser usados para representar
esses fatos como, por exemplo, o nome de um usuário, número de pedidos de
venda, etc. Quando os fatos são organizados ou ordenados, apresentando algum
significado, eles se tornam informação. Por exemplo, o total de vendas mensais
é uma informação mais relevante para os administradores de uma corporação do
que o número de vendas individuais de seus representantes comerciais. Assim, a
informação é uma coleção de fatos organizados de modo que adquirem um valor
adicional além do valor dos próprios fatos.
Do exposto
acima, o tipo de informação depende dos relacionamentos definidos entre os
dados existentes. Adicionar novos dados significa que os relacionamentos podem
ser redefinidos e novas informações podem ser criadas. Essa transformação dos
dados em informação é, na verdade, um conjunto de tarefas logicamente
relacionadas e executadas para atingir um resultado definido, comumente
conhecido como "processo".
O processo
de definição de relacionamentos de dados exige dos profissionais que trabalham
com Sistemas de Informação um conhecimento específico e parte desse
conhecimento baseia-se na compreensão do processo de conversão dos dados em
informação. Portanto, o profissional de SI deve compreender a informação como
dados que se tornam úteis quando aplicados com conhecimento.
Características
da Informação
Quando uma
informação não é suficientemente precisa ou completa, um profissional pode
tomar decisões equivocadas, podendo gerar grandes prejuízos sociais e/ou
econômicos. Por esse motivo, a importância da informação pode apresentar
diferenças dependendo do valor que é atribuído para cada uma de suas
características de qualidade. Dentre as características de valor que podemos
atribuir a informação podemos destacar:
Precisão: A informação não
contém erro. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados
imprecisos que alimentam o processo;
Completa: A informação contém
todos os fatos importantes;
Confiável: A confiabilidade da
informação depende do método de coleta dos dados (fonte dos dados). Quanto mais
precisa essa fonte, mais confiável a informação;
Relevante: Uma informação
relevante é essencial na tomada de decisões;
Verificável: A informação pode
ser conferida para assegurar que está correta;
Acessível: A informação deve
ser facilmente acessível aos usuários autorizados, que podem obtê-la na forma
correta e no tempo certo;
Segura: A informação deve
ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos usuários autorizados.
Os cursos de
Bacharelado em Sistemas de Informação têm a computação como atividade meio,
visando formar recursos humanos capazes de utilizar o conhecimento para
transformar dados em informação na automação dos sistemas das organizações.
Esses cursos reúnem a tecnologia da computação e da administração, possuindo de
ambas as áreas um enfoque prático e objetivo.
Formação
Profissional
Segundo as
"Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e
Informática" do MEC, os cursos de Sistemas de Informação buscam a formação
de recursos humanos que, apoiados nos conceitos e técnicas de informática,
teoria de sistemas e administração, contribuam para o desenvolvimento
tecnológico da computação com vistas a atender necessidades da sociedade na
solução dos problemas de tratamento de informação nas organizações, por meio da
concepção, construção e manutenção de modelos informatizados de automação
corporativa. Dentre essas necessidades podemos citar o armazenamento da
informação sob os mais variados tipos e formas e sua recuperação em tempo
aceitável; a comunicação segura, rápida e confiável; a automação, controle e
monitoração de sistemas complexos, entre outros.
Neste
enfoque, os Sistemas de Informação podem ser definidos como uma combinação de
recursos humanos e computacionais que interrelacionam a coleta, o
armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados com o objetivo de
maior eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação e tomada de
decisão), nas organizações. Assim, o profissional de SI tem a responsabilidade
geral de desenvolver, implementar e gerenciar uma infra-estrutura de tecnologia
da informação (computadores e comunicação), dados (internos e externos) e
sistemas que abrangem toda a organização. Tem ainda a responsabilidade de fazer
prospecção de novas tecnologias e auxiliar na sua incorporação às estratégias,
planejamento e práticas da organização.
Os
principais cargos ou funções que este profissional pode assumir vão desde
Analista de Sistemas / Programador, Administrador de Banco de Dados, Analista
de suporte / Administrador de Redes e Servidores Internet, passando por Gerente
de Centro de Informações (Antigo CPD), chegando até Consultor / Auditor na área
de Tecnologia da Informação.
Conclusão
Os
computadores e os sistemas de informação mudam continuamente a sociedade e a
maneira de pensar das pessoas, sendo cada vez mais usados como meios para
criar, armazenar e transferir informação. O estudo de Sistemas de Informação
bem como o seu desenvolvimento envolve perspectivas múltiplas e conhecimentos
multidisciplinares que incluem diversos campos do conhecimento como a ciência
da computação, a ciência comportamental, a ciência da decisão, ciências
gerenciais, ciências políticas, pesquisa operacional, sociologia, contabilidade
e outras.
Os Sistemas
de Informação possibilitam aos profissionais responsáveis por projetos reunir
dados para obter informações detalhadas e definir as ações que deverão ser
tomadas na execução de alguma atividade importante, ou seja, o valor da
informação está diretamente ligado ao modo como os SI auxiliam os profissionais
responsáveis pela tomada de decisões a alcançar as metas que a organização
almeja.
No contexto
da formação superior, deve-se considerar a importância de currículos que
possam, efetivamente, preparar pessoas críticas, ativas e cada vez mais
conscientes dos seus papéis na sociedade e profissionais cientes da sua
contribuição para o progresso científico e tecnológico, incentivando ainda as
habilidades para reconhecer e aproveitar oportunidades de novos negócios e
novos nichos de mercado - o empreendedorismo.
Um sistema
de informação melhora as comunicações e, como resultado, melhora o atendimento
aos usuários, proporcionando facilidades para que estes possam executar
adequadamente suas atividades diárias. Conhecer o potencial dos sistemas e ter
a capacidade para trabalhar com eles torna-se uma estratégia vital para as
organizações que desejam atingir metas de qualidade e produtividade.
Finalmente,
os profissionais de SI são recursos humanos importantes para atender as
necessidades do mercado de trabalho atual que, por sua vez, apresenta um campo
profissional bastante amplo e diversificado. Segundo o MEC, estima-se que o
mercado de trabalho necessite de 50 a 75% de egressos desses cursos sobre o
total de egressos necessários para o mercado de computação, sendo que cerca de
80% dos profissionais da área podem desenvolver outras atividades como
marketing e vendas, além das ocupações tradicionais como o projeto,
desenvolvimento e manutenção de sistemas.
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